Filosofia do Aikido

Qual o objetivo do Aikido?
Além do marcial que a arte proporciona e nos conduz a defesa pessoal e conciliação de conflitos. O principal objetivo na prática do Aikido é o reencontro com nós mesmos, com o Ser natural que somos, e, que esquecemos. Isso ocorre porque nos ensinaram a viver somente no mundo externo, no mundo mental, e hoje sofremos com isso, ficamos doente, dependente de remédios. Aikido nos auxilia na manutenção da saúde física e mental, visando uma vida longa e sem doenças precoces, que atualmente afligem grande parte da população.

Por que treinar Aikido?
O homem moderno precisa de ferramentas que estimulem a conscientização e a integração do indivíduo, ou seja, a união do nosso lado externo com o interno, o mundano com o espiritual, Ampliar nossa consciência e esta por sua vez possa vir desenvolver o verdadeiro respeito, a verdadeira confiança e assim a verdadeira coragem. Para seguir em frente de forma natural e harmônica, precisamos trabalhar nosso maior empecilho, o medo. Precisamos ter uma nova visão, perceber o que não funcionou, a ferramenta que foi usada e que nada adiantou e trocar de ferramenta. Oferecemos o Aikido para auxiliar neste caminho.

Quem pode praticar Aikido?
Devido a isenção de força muscular e movimentos circulares, o Aikido pode ser praticado por todas as pessoa, a partir dos 7 anos de idade. O treino é uma arte para quem está praticando e uma alegria para quem observa. Há sempre o espírito de responsabilidade do praticante em preservar a integridade física do seu parceiro. A sua evolução é individual e inerente à sua disciplina. No treinamento são respeitados o perfil, as habilidades e os interesses de cada um com relação à arte. Todos são motivados a desenvolver ainda mais a disciplina, atenção plena, redução de ansiedade, respeito, honra, autoconfiança, gratidão e muito mais.

Qual é a base do Aikido?
A base filosófica do Aikido é o estado de presença. Este estado é presente em todos seres vivos e consideramos o alicerce para o crescimento seguro do ser humano completo e inteiro. A presença é o estado natural de tudo que é vivo, um estado que está nas raízes do ser humano, para uma vida harmônica, em paz, feliz e alegre. A orientação é explicar aos alunos a importância desse estado, deixando-os mais despertos em sua consciência. Desta forma eles conseguem enxergar, de forma real o que eles representam para a família e a sociedade, mostrando como devem olhar os pais e todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para o seu progresso e sua vida.

Qual a diferença entre o Aikido e as atividades esportivas em geral?
O Aikido difere das atividades esportivas em geral em função da ausência de força e competição. No treino de Aikido temos que estar com o coração aberto para vivenciar a verdadeira força, que é aceitar as coisas e as pessoas do jeito que elas são. Apesar de serem conceitos simples, isto implica em uma profunda distinção, principalmente nesta era de supervalorização do indivíduo, de egocentrismo e de competitividade exaltada. O objetivo é o de nos superarmos, e não a um adversário. A não violência, o não julgamento, o respeito, a humildade e a gratidão são pontos chaves. Só conseguimos estas virtudes resgatando nosso estado de presença, o estado de presença é a principal chave, que nada mais é que aceitar este momento, o agora!

Três princípios fundamentais na Arte do Aikido?

"A harmonia ocorre quando damos atenção a três conceitos fundamentais, que podem tornar-se princípios, caso sejam executados corretamente. Procure fazer uma analogia destes conceitos, com todas as adversidades que surgem no caminho de sua vida e perceba que se colocá-los em prática, o caminho será suave."
Marcio Zanardo - sensei 4o dan

Triângulo - Desequilíbrio

Quando uma força é desestabilizada, sua potência perde energia, desta forma fica mais tranquilo para dar seguimento em aproveitar esta força.

Círculo - Controle

Dentro do desequilíbrio de uma força, há possibilidade do controle ocorrer, pelo simples fato de que a força original já não é mais a mesma, pois fica naturalmente menor. Uma vez que a força é menor as chances de controlá-la é muito maior.

Quadrado - Direção/Base

Depois do controle da força, o próximo passo é levá-la para uma direção segura e em seguida mantê-la fluindo até que a imobilização ocorra, de forma pacífica e com uma base firme. Aqui ocorre um dos maiores fenômenos existenciais, a harmonia.
Mobirise Website Builder

© Copyright 2023 AikidoMogi - todos direitos reservados

Built with ‌

Landing Page Builder