Aikido Kids

Qual o objetivo da nossa Escola para com as crianças?
Nossa escola vem trabalhando muito no sentido de obter um trabalho voltado aos pequenos e jovens aikidokas. A classe infantil e infanto/juvenil tem como principal objetivo transmitir o lado filosófico em que o Aikido é baseado. Para obter um resultado satisfatório de aprendizagem na área da disciplina, as crianças necessitam de atenção, sendo a presença a chave, ela é fundamental.

Qual o diferencial do Aikido com outras atividades?
Um ponto a ser destacado nos treinos é a coordenação exigida, tanto no treino das técnicas, quanto nas brincadeiras. Isso não requer somente o esforço individual, mas um trabalho em conjunto com os colegas para se alcançar um determinado objetivo.
Estas brincadeiras colocam a criança em situações em que seu raciocínio e rapidez de decisão são os principais diferenciais. A base filosófica do Aikido é o estado de presença inerente ao ser humano, porém ainda muito latente na criança e o “GUIRI”, gratidão em japonês. Desenvolver este sentimento, e manter o estado de presença ativo, além de ser nobre, é considerado o alicerce para o crescimento seguro do ser humano. Consideramos a naturalidade como a raiz de nossa vida.
Explicamos aos alunos a importância deste sentimento. O quanto a gratidão representa para a família e a sociedade, mostrando como devem olhar os pais e todas as pessoas, sem julgamento e preconceito, e que de alguma forma contribuíram para o progresso e a vida de cada um deles.

A União de pessoal e o mundo atual.
Cada vez mais existe uma preocupação da união entre as pessoas porque o que há é exatamente o oposto, a individualidade exacerbada. Conforme o progresso industrial e tecnológico avança, aumentando ainda mais o conforto do ser humano, mais se vê o distanciamento entre as pessoas, pelo lado chamado real. Por outro lado o que se enxerga é que o lado virtual, ou melhor, as relações virtuais tiveram um aumento extremamente significativo. Embora o lado virtual seja muito importante no mundo moderno, a relação de pessoal de forma real como o toque, o contato físico o abraço, o olhar, o aperto de mão, ou mesmo a diversão em grupo estão a cada dia diminuindo. Ainda, esta relação de pessoal, existe e bastante, mas está se tornando cada vez mais superficial, está ali, mas não está ali. O corpo está ali no abraço, por exemplo, mas a mente e o sentimento em outro lugar. Não há presença no que se faz, somente sabe-se o que se fez, sem estar sentindo o que está se fazendo.
Estimulamos os pais treinarem junto com seus filhos. O sentimento principal é proporcionar uma interação maior na relação pais/filhos auxiliando ainda mais nos objetivos e resultados, como por exemplo, uma relação real, sincera e honesta.

© Copyright 2023 AikidoMogi - todos direitos reservados

Made with ‌

Landing Page Software